Seminário em Londres promove investimentos no Nordeste brasileiro


Português, Brasil
20 de Julho de 2015

O Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Londres promoveu, em 23 de junho, o seminário Business Opportunities in Northeast Brazil, realizado no auditório da Embaixada para estimular negócios na região Nordeste do Brasil.

A iniciativa foi do ex-Cônsul-Geral britânico em São Paulo e ex-Diretor do UK Trade & Investment (UKTI) no Brasil, John Doddrell. A data do seminário foi planejada para coincidir com a da missão de representantes de estados do Nordeste em Londres para conhecer a experiência britânica sobre Parceria Público-Privada (PPP).

O seminário atraiu cinquenta dirigentes de empresas e de fundos de investimento sediados em Londres, parte deles com negócios já existentes no Brasil. As apresentações buscaram ressaltar a importância do Nordeste, região onde vivem 55 milhões de pessoas, formada por oito dos 27 estados brasileiros, com área 6,5 vezes maior do que a do Reino Unido. Destacaram-se as transformações recentes na região, que estaria colhendo os frutos das políticas públicas de redução da pobreza, com abundância de mão de obra e planos estratégicos de administrações estaduais que buscam estabelecer centros de inovação e tecnologia (Pernambuco).

A Chefe do SECOM Londres, Conselheira Liliam Chagas, apresentou, na abertura, dados macroeconômicos do Nordeste e destacou que novos investimentos britânicos naquela área têm o potencial de expandir o comércio da região com o Reino Unido, que totalizou apenas US$ 310 milhões de intercâmbio em 2014. O Assessor do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) discorreu sobre a nova etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) anunciada pelo Governo Federal, da ordem de R$ 200 bilhões, apresentando os projetos de novos aeroportos, rodovias, terminais portuários e ferrovias no Nordeste, enfatizando as oportunidades de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na região para os investidores estrangeiros. Entre os palestrantes britânicos, o atual Cônsul-Geral em Recife ressaltou que o crescimento econômico do Nordeste nos últimos anos tem sido superior ao do Brasil, e que o escritório do UKTI em Recife, em apenas três anos, apoiou investimentos da ordem de £200 milhões por parte de empresas britânicas.

Chefe do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Londres, Conselheira Liliam Chagas.

Mais informações: secom.london@itamaraty.gov.br.

Ministério das Relações Exteriores
Colocar notícia em destaque: 
1

Fonte: Brasil Export

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet