Participação brasileira
Português, Brasil
A participação brasileira do sistema de aquisições da ONU nos últimos anos manteve-se no patamar de aproximadamente 1% das aquisições globais do sistema.
Gráfico 1
Fonte: ASRP 2013 – Elaboração DIC
Quadro 1
Fonte: ASRP 2013 – Elaboração DIC
Embora em 2011 as vendas brasileiras de bens para o Sistema ONU tenham superarado pela primeira vez as de serviços, geralmente é o contrário que ocorre, conforme dados apresentados no gráfico a seguir.
Gráfico 2
Fonte: ASRP 2013 – Elaboração DIC
Em 2013, as vendas de bens e serviços brasileiros ao sistema ONU alcançaram US$ 162,9 milhões, que equivalem a 1,01% das aquisições totais de bens da Organização.
Quadro 2
Fonte: ONU/ASRP 2013 e Aliceweb/MDIC – Elaboração DIC
No quadro 3, observa-se que 5 agências do sistema ONU representaram a grande maioria (85%) dos bens e serviços brasileiros vendidos para o universo das Nações Unidas. São elas: Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Programa Mundial de Alimentos (WFP); Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO); e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Fonte: ASRP – Elaboração DIC/DPR
Entre os países em desenvolvimento, o Brasil é o 16ª maior fornecedor das Nações Unidas, conforme dados da tabela a seguir.
Fonte: Annual Statistical Report (ASRP/2013) on United Nations Procurement
Fonte: Brasil Export