Brasil e Maláui assinam acordo de cooperação comercial
Português, Brasil
Objetivo é incentivar investimentos recíprocos e melhorar o diálogo entre os países
Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o embaixador da República do Maláui, Edward Y. Sawerengera, assinaram hoje o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) entre o Brasil e o Maláui, em cerimônia no Palácio Itamaraty.
Esse é o quarto acordo assinado com base no modelo brasileiro de acordos de investimentos, elaborado pelo MDIC, MRE e pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), em consultas ao setor privado. O modelo do ACFI reflete os anseios da comunidade empresarial de contar com instrumento legal para minimizar riscos e prevenir conflitos sobre investimentos. Desde o início do ano, já foram assinados acordos de investimentos com Moçambique, Angola e México.
Os ACFIs incentivam os investimentos recíprocos por meio de mecanismo de diálogo entre os governos, apoiando empresas em processo de internacionalização. Por meio do acordo, haverá melhor divulgação de oportunidades de negócios, intercâmbio de informações sobre marcos regulatórios e mecanismo adequado de prevenção e solução de controvérsias.
Maláui
Empresas brasileiras participam do projeto de infraestrutura ferroviária que cruza os territórios do Maláui e Moçambique, o Corredor de Desenvolvimento de Nacala, que envolve a construção de linha ferroviária que ligará a Mina de Carvão de Moatize à Baía de Nacala, onde será construído um porto marítimo de águas profundas. Pela ferrovia deverão ser transportadas 18 milhões de toneladas de carvão por ano.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
imprensa@mdic.gov.br
Redes Sociais:
www.twitter.com/mdicgov
www.facebook.com/mdic.gov
www.youtube.com/user/MdicGovBr
Fonte: Brasil Export