Brasil faz bons negócios na Rússia na área alimentícia


Português, Brasil
15 de Fevereiro de 2015

De 9 a 13 de fevereiro, Moscou sediou a 22ª edição da maior feira especializada em produtos alimentícios da Rússia: PRODEXPO 2015 – International Exhibition for Food, Beverages and Food Raw Materials. O evento reuniu cerca de 2 mil empresas de 65 países em um pavilhão com mais de 100 mil m2.

O Brasil participou pela segunda vez da feira, em área de 261 m2, com 35 expositores, que contaram com apoio do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE); da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2014, o estande brasileiro teve apenas 54m2 e contou com 12 expositores exclusivamente do setor de carnes.

Neste ano, o MAPA e a Embaixada em Moscou organizaram dois estandes, um exclusivo para lácteos e outro para carnes e produtos diversos, como pão de queijo, panetone e molhos. A Apex-Brasil organizou estande relativo ao projeto Brazilian Suppliers, que levou à Rússia, pela primeira vez, cinco pequenas empresas comerciais exportadoras (trading companies).

De forma geral, os resultados da participação brasileira foram positivos. Os expositores de lácteos e de produtos diversos avaliaram como extremamente proveitosa sua participação no evento e fizeram projeções animadoras sobre perspectivas de negócios no mercado russo.

As trading companies, após contatos de negócios com distribuidores locais, representarão alguns produtos do Brasil na Rússia.

As empresas brasileiras ainda foram visitadas por representantes de grandes redes varejistas russas, como Sedmoy Kontinent e X5 Retail Group, que também participaram de rodada de negócios paralela com sete empresas abrigadas no estande do MAPA/MRE.

Somente os empresários no setor de carnes relataram dificuldades com os importadores russos, que precisaram renegociar contratos em função da desvalorização do rublo. Apesar disso, as 16 empresas brasileiras desse segmento que se fizeram representar em Moscou continuam interessadas em fortalecer sua presença na Rússia.

Ministério das Relações Exteriores
Colocar notícia em destaque: 
1

Fonte: Brasil Export

Written by

The author didnt add any Information to his profile yet